// Postado Por: Dávine De Recife //: 7 de out. de 2011

Olha eu aqui Outra vez!!

Aqui é Dávine Falando novamente,

Continuando a falar sobre estilos diferentes.. que no nosso mundo é bastante normal e interessante ..hoje vou falar obre os cyberpunks!!

stilos diferentes ..que no nosso mundo

Ele é mais Sub Gênero de Ficção Cientifica que utiliza elementos de romaces policiais,Film noir e prosa pós-moderna!o principal foco é no seguinte: “alta tecnologia baixo nível de vida”,e seu nome é a mistura de cibernética+punk!

Mistura de ciência avançada,cibernética e tecnologia de informação e mudança radical total da ordem social,e desintegração da sociedade.

De acordo com Lawrence Person: "Os personagens do cyberpunk clássico são seres marginalizados, distanciados, solitários, que vivem à margem da sociedade, geralmente em futuros despóticos onde a vida diária é impactada pela rápida mudança tecnológica, uma atmosfera de informação computadorizada ambígua e a modificação invasiva do corpo humano."

O termo ciberpunk também significa uma subcultura, uma vez que dele fazem parte a mistura entre a música eletrônica e o rock, moda, animações, quadrinhos, etc.

O estilo ciberpunk descreve o lado niilista e underground da sociedade digital que começou a se desenvolver nas últimas duas décadas do século XX. Um mundo ciberpunk distópico é chamado de antítese das visões utópicas de mundos de ficção científica e meados do século XX como exemplificadas pelo mundo de Jornada nas Estrelas (Star Trek), embora incorporando algumas dessas utopias, principalmente na questão do mito da separação entre corpo e mente, muito discutida na filosofia cartesiana.

Na literatura ciberpunk, muito da ação se ambienta virtualmente, no ciberespaço - a fronteira evidente entre o real e o virtual fica embaçada. Uma característica típica (ainda que não universal) desse gênero é uma ligação direta entre o cérebro humano e sistemas de computador.

O mundo ciberpunk é um lugar sinistro, sombrio, com computadores ligados em rede que dominam todos os aspectos da vida cotidiana. Empresas multinacionais gigantes substituíram o Estado como centros de poder. A batalha do excluído alienado contra um sistema totalitário é um tema comum na ficção científica; entretanto, na FC convencional tais sistemas tendem a ser estéreis, ordenados, e controlados pelo Estado. Em contraste a isso, no ciberpunk, mostram-se as entranhas dacorporatocracia, e a batalha sisífica entre seu poder por renegados desiludidos.

As histórias ciberpunk são vistas como representações ficcionais do presente a partir de uma extrapolação e especulação das tecnologias de comunicação, como por exemplo, a internet.

O argumento da escrita cyberpunk se centra em um conflito entre hackers, inteligências artificiais, e megacorporações, tendentes a serem postos dentro da Terra num futuro próximo, em oposição do futuro distante panorama de encontros galácticos em romances como a Fundação de Isaac Asimovou Dune de Frank Herbert. As visões deste futuro tenden a ser distopias pós-industriais, mas estão normalmente marcadas por um fomento cultural extraordinário e o uso de tecnologias em âmbitos nunca antecipados por seus criadores ("A rua encontra suas próprias aplicações pras coisas").

É isso ai pessoal..acho muito interessantes essas imagens do estilo...e amo filmes e livros do assunto...recomento muito!

Abaixo listagem deAnime, filmes e livros que valem a pena conferir!

*Animes:

Noir

Ghost in the Shell

Battle Angel

Akira

*Filmes:

Akira( Filme)

Minority Report

Johnny Mnemonic (filme)

*Livros:

Histórias Assombrosas de Ficção Científica

O Grande Sonho (1939)

Wolfbane de Frederik Pohl

3 Responses so far.

  1. amei escrever este post...espero que gostem!

  2. O post está muito bom, mas faltou apenas os mais básicos nesta lista.

    Animes

    Cowboy Bebop tem essa pegada bem cyberpunk no seu enredo e o Gohst in the Shell foi um dos melhores animes que eu já vi no estilo só não é perfeito por que os personagens não são marginalizados como foi comentado.

    Filmes

    O ápice Blade Runner basado no livro de Philip Kindred,Tron que é um clássico, Screamers outro muito bom e um que mostra como pode ser as corporações e drogas é o musical Repo-the genetic opera.

    Literatura

    É claro que onde tudo começou devemos citar Philip Kindred com Sonham os andróides com ovelhas elétricas?, Bruce Sterling Tempo fechado e é claro o grande Mestre William Gibson com a obra que é considerada a inical do estilo Neuromancer.

    Música

    O Kraftwerk representa muito o clima da noite cyberpunk.

  3. obrigado roberto....adoro complementos^^

Postar um comentário