// Postado Por: JK.Lima //: 29 de ago. de 2011


RPG – Roleplaying Games (Jogos de Interpretação de Personagens) – está se consolidando como entretenimento, atividade lúdica e também vem conquistando um espaço enquanto ferramenta a disposição de educadores, como forma a estimular e desenvolver competências e a criatividade.
Segundo observamos e comprovamos por diversos trabalhos de mestres, doutores ou mesmo pesquisadores acadêmicos, o RPG tem sido adotado para estimular diversas habilidades como: leitura, escrita, trabalho em equipe, cooperação entre indivíduos na busca de um bem comum; analisar situações sobre diferentes pontos de vista; pensar nas conseqüências de atitudes antes de tomá-las… Dentre outras.
De modo a integrar os esforços no maior número de cidades e regiões de nosso país e criar um projeto integrado para elevar o conhecimento a respeito do RPG e suas características, criamos o Dia D RPG Brasil. Além disso, percebemos que por falta de algumas informações e conhecimentos específicos, diversas iniciativas e projetos pelo país deixavam de se concretizar por problemas estruturais ou operacionais. Assim, com a troca de informações entre estas comunidades fortalecemos o hobby e estimulamos o empreendedorismo, ajudando a concretizar os objetivos de cada organizador.
Em 2007, na sua primeira edição, 21 cidades em 11 estados participaram do evento, algumas reunindo 40 a 70 pessoas, outras com mais de mil participantes. No total, de cerca de 7 mil inscritosparticiparam do  Dia D RPG Brasil.
Já em 2008 o evento ganhou prestígio e reuniu 30 cidades em 15 estados e também contou com a participação de cidades Chilenas, Mexicanas e Peruanas, assim o evento passou a se chamar DIA D RPG AMÉRICA LATINA, reunindo mais de 9 mil participantes.
Portanto, mais do que um evento o Dia D RPG é um grupo de trabalho em constante integração de modo a trocar experiências locais entre si, e desenvolverem projetos integrados para ações de marketing para empresas, além de orientar os educadores do potencial e de como utilizar o RPG na escola ou como ferramenta de auxilio pedagógico.
Dia D RPG, devido à sua estrutura de organização celular e cooperativa conseguiu resistir e permanecer no calendário nacional, mesmo que com algumas cicatrizes. O mais importante, contudo, é que o espírito continua o mesmo: Integrar todos os RPGistas em torno de um evento conjunto!
Programação:
O Dia D RPG é um evento integrado entre todas as cidades participantes, isso implica que há um eixo central na organização das atividades, permitindo que estejamos todos conectados em um enorme evento multicolaborativo.
Desde o ano passado, temos assumido um tema. Este tema dá norte ao evento e garante ainda mais unidade entre as cidades. O tema de 2011 é o Terror.
Pautados no terror, as cidades estão correndo atrás de atrações e atividades relacionadas, sendo elas das mais simples, como a decoração do local, até zoombie walks e exibições de filmes do gênero.
Duas atividades online estão confirmadas:
  • Palestra online com John Bogea – Devaneios sobre a Terra Devastada e o mercado do terror
    Sábado, 10/09 – 15hs~16hs
  • Quiz Online – Desafio de Conhecimento nerd
    Domingo, 11/09 – 15hs~16hs
No Quiz online, teremos 3 níveis de dificuldade: Zumbi, Vampiro e Cthulhu
Será um quiz de temas diversos, um deles será o de Terror.
Esta é a lista de cidades participantes do evento:
Nosso site, onde você pode saber todos os locais e horários, é: diadrpg.org
Nosso email é: diadrpg@diadrpg.org