// Postado Por: JK.Lima //: 21 de mai de 2012

imagem


Uma das razões pelas quais o gaming no PC ainda sobrevive e até cresce perante a hegemonia das consolas, está relacionada com a sua dinâmica única e impossível de reproduzir. A prova disso mesmo está num "mod" que recentemente se transformou num sucesso tal que até ajudou a catapultar o ARMA II: Combined Operations para o topo da lista dos mais vendidos do Steam, algo que só é mesmo possível no PC. 

Chama-se DayZ e coloca-nos num mundo pós-apocalíptico assolado por zombies. Os gamers que também forem fãs da série televisiva "The Walking Dead" devem saber muito bem o que acontece a uma sociedade infestada por mortos vivos, em DayZ nós vamos poder viver a experiência de uma forma brutalmente realista. 

imagem


O "mod" é qualquer coisa espetacular e apesar de ainda só se encontrar na fase "alpha" do desenvolvimento, já conquistou inúmeros gamers por este mundo fora. Realista ao ponto de quando morremos não existir qualquer tipo de "checkpoints" e somos obrigados a começar tudo de novo, DayZ é uma experiência surreal que está a ser brilhantemente executada e que oferece tanta autenticidade que é obrigatória para qualquer gamer que esperava ansioso pelo derradeiro videojogo de zombies. 

Não é por acaso que o ARMA II: Combined Operations (que inclui o Arma 2 e a expansão Operation Arrowhead) está neste momento no topo da lista dos mais vendidos no Steam. A partir do primeiro momento que começamos a jogar DayZ percebemos logo que se trata de algo muito especial. 

imagem


O local chama-se Chernarus, um estado pós-soviético que foi atingido por um vírus desconhecido que dizimou a maior parte da população. Nós controlamos um dos poucos sobreviventes que no meio do caos vai lutando pela sua vida e se tivermos sorte, quem sabe, talvez encontremos outros pelo caminho e possamos estabelecer uma aliança.

O ambiente é tenso, tal como seria na vida real se a dada altura percebêssemos que estávamos sozinhos no mundo. A mecânica de jogo é simples para quem jogou Arma 2, no entanto para quem nunca o jogou será necessário algum tempo de adaptação. Nós começamos com uma mochila; uma arma e algumas munições; um cantil com água; alguma comida enlatada; curativos e pouco mais do que isso. Somos "jogados" para o meio de Chernarus e a partir desse momento começa a nossa luta pela sobrevivência.

O jogo relembra-me por diversas vezes a série "The Walking Dead", somos obrigados a cobrir distâncias enormes a pé, quando avistamos uma casa ficamos esperançosos mas muitas vezes ao aproximarmo-nos percebemos que no seu interior já não se encontram pessoas mas sim zombies. Ouvimos o barulho dos animais e ao longe os gemidos dos zombies, optamos por não arriscar e decidimos mudar o nosso rumo para evitar deteção.

imagem


DayZ é genial desta forma, é uma experiência envolvente e o que impressiona mais é que estamos a ver este "mod" numa fase inicial! Sim é verdade que de vez em quando conseguir ligar a um servidor é uma autêntica dor de cabeça e sim existe o maldito "lag" e outras falhas, mas também é verdade que mesmo com todas as desvantagens ele consegue proporcionar momentos de gaming notáveis.

O seu realismo brutal impede-o de ser aborrecido, por exemplo quando encontramos alguém numa fase inicial precisamos de ter algum cuidado, não vá ele abater-nos pelas costas na primeira oportunidade que tenha. Se pelo contrário verificarmos que é de confiança, a aventura solitária transforma-se numa aventura de cooperação. Todos lutam pela sobrevivência e para além dos zombies existem os "bandidos" que são jogadores que optaram pelo "lado negro da força", esses abatem-nos sem piedade e tornam a experiência ainda mais especial.

Precisamos de comer, de beber e de encontrar cada vez mais e melhores armas. Este mod faz-nos jogar um Apocalipse de zombies como ele merece ser jogado. Cada vez que iniciamos uma aventura espera-nos uma experiência diferente, uma história nova com um final imprevísivel. Por exemplo, quando a noite cai temos de recorrer aos "flares" e Chernarus torna-se ainda mais assustador no meio da escuridão total.

One Response so far.

  1. caramba, esse mod é mto legal, ta bombando mesmo

Postar um comentário