// Postado Por: Dávine De Recife //: 30 de set. de 2011

Olá gente hoje é meu dia de postar!

Aqui é Dávine Falando,

Hoje Trago para Vocês um Assunto Muito Bom.Vou Falar Sobre Um Estilo ,que chamasse originalmente “SteamPunk”.Que é na verdade um dos Sub-Gêneros de Ficção – Cientifica. A estética Proposta deste Estilo tem Referência no Século XIX,da Era Vitoriana!

O gênero SteamPunk é uma caricatura do mundo em que vivemos, onde a tecnologia convive grotesca e intrusivamente com os interesses sociais, interrompendo a passagem com os trilhos de um progresso desmedido e tortuoso, mal planejado e orientado por motivações que têm muito menos relação com as necessidades humanas que com interesses corporativos.

A origem do termo SteamPunk é recente, tendo surgido em meados da década de 80, quando Kevin Wayne Jeter tentava rotular seus trabalhos e os de seus colegas escritores Tim Powers e James Blaylock, que escreveram uma série de romances entre 1979 e 1986 cuja característica mais marcante eram as histórias de Ficção Científica passada na época Vitoriana, com tecnologia “retrô” e claras influências em clássicos da literatura de Ficção Científica.

Há Muitos Filmes Também Com essa Referência que vale a pena dá uma olhadinha,São eles: “Jovem Sherlock Holmes”, “De Volta para o Futuro”, “A Cidade das Crianças Perdidas”, “As Aventuras do Barão de Munchausen”, “Wild Wild West”, “Pacto dos Lobos”, “SteamBoy”, “O Cavaleiro sem Cabeça”, “Liga Extraordinária”, “Van Hensing”, “Hellboy”, “O Grande Truque”, “A Bússola Dourada” entre outros.

Com sua estética por vezes bela, por vezes inusitada e por vezes grotesca, o SteamPunk conquistou o público Goth, Cyber, Industrial e Punk sem dificuldade, bem como todos os que apreciam a riqueza de detalhes que é fruto da colisão entre a tecnologia moderna e os recursos e a estética Vitoriana, repleta de Bronze, Couro, Cobre, Pano, Vapor e Eletricidade.

Que a cultura Steampunk tem marcado presença e crescido nos ramos da Literatura e do Cinema, todos já sabem. Porém, agora, a idéia e as peculiaridades do movimento tem tomado seu espaço também na moda e no cotidiano. Claro que no Brasil isso está apenas começando, mas em países do exterior, o Steampunk já se manifesta em diversas vertentes, como design de jóias, vestuário, músicas, dança e até mesmo festas, exposições e casamentos.

Agora vamos Falar de Moda e Criações visuais do estilo.aqui no Brasil esses estilos ganham espaços em eventos de estilo ocidental como,eventos de anime,comic e games.

Ganham Vida Através de Jovens que Praticam Cosplay,Que é se vestir de forma não convencional através de um estilo em alta ou próprio,ou de personagens de desenhos ,filmes,jogos etc.

O cenário Steam é essencialmente britânico, por conta da Revolução Industrial, que começou em Londres no século 18, passando pelo século 19, num período de diferentes regências, conhecidos como Era Georgiana e Era Vitoriana, cada qual com suas próprias peculiaridades.

As vestes da Era Georgiana/Período Regência (1714 – 1837), por exemplo, trazia para as damas desde vestidos marcados logo abaixo do busto, até o início do uso dos corsets, de decote reto e baixo, criando uma cintura fina e os quadris largos, com saias cheias e armadas. Para os cavalheiros, a cartola era essencial, assim como fraques por cima de camisas de gola alta e calças colantes por dentro de botas até o joelho. Já a Era Vitoriana (1837 – 1901) trazia para as mulheres vestidos mais fechados, porém com o tronco bem marcado por corsets e saias mais justas na frente, formando pregas, mas com o uso das anquinhas para ressaltar a parte de trás dos quadris. Os homens usavam coletes, capas, lace jabot e outras gravatas clássicas, fraques acinturados e, claro, cartolas.

Porém, a moda Steampunk e não da moda clássica que existiu na nossa história por isso há adição de artigos que lembram a tecnologia avançada e um mundo muito mais movido ao vapor, os maquinários entram nas peças do vestuário, formando um visual muito mais condizente com essa nova versão da Revolução Industrial. Por exemplo, uma garota que utiliza o modelo de um vestido vitoriano, estiliza o corset, colocando diversas fivelas, detalhes com rebites, engrenagens e um cinto de utilidades com armas, binóculos e engenhocas num geral, deixa de ser apenas uma jovem dama inglesa e se torna uma mercenária, por exemplo.

Agora vou Falar de Pessoas que Curtem muito o estilo e que tiro de referência até para meu Próprio Vestuário!

*Dana Guedes(Referência Brasileira):

Dana Guedes (@dana_aoi) é de São Paulo, é escritora amadora, tem formação em Design Editorial e é entusiasta do gênero e do movimento SteamPunk.

Diligente, Dana Guedes foi uma das primeiras pessoas a contatar o Conselho SteamPunk acerca da iniciativa Literária aoLimiar e a ajudar a conceituar a Rede Social de Editoras, Escritores e Leitores de Literatura Fantástica.

*SteampunkCouture.com(Referência Internacional):

Fundada los
2005
Localização
Portland, Oregon.
Sobre
Feito à mão vitoriana, sci-fi, shabby chic da moda de alta costura e acessórios.
Informações gerais
Meu nome é Kato.

Eu nasci e fui criado no País de Gales, Reino Unido, e emigrou para a América em 2007.

Decidi casa meus projetos sob o nomeSteampunkCouture em 2005 depois que um amigo me apresentou ao "steampunk" termo ao descrever a forma como me vestia, meu estilode ilustração e mais importante, a roupa de alta costura que eu estava fazendo para um pequeno número de clientes da minha mesa da cozinha.
Ver mais ...
Descrição
Vitoriana, sci-fi, moda chic shabby para cada diada semana.
Missão
Para criar confortável, o desgaste diário que não tem que ser reservada para ComiCon ! Meus galhos de trabalho em outros estilos, apelando para um público mais amplo do que apenas osteampunk comunidade.
Produtos
Pronto-a-vestir, Couture, hand-made hardware, adereços e acessórios, figurinos e itensocasionalmente vintage e reaproveitadas.
E-mail
contact@steampunkcouture.com
site
http://www.steampunkcouture.com
http://www.etsy.com/shop/steampunkcouture
http://www.youtube.com/steampunkcouture
http://www.myspace.com/kato13
http://www.bykato.deviantart.com


BOM Pessoal Por Hoje é Só...Até Mais!

Love You Guys!seeya!^.^

One Response so far.

Postar um comentário